Have an account?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Abertura da Conferência de SAN é marcada por cobranças



O representante do TIPNI conquistou a cena e foi aplaudido de pé




A 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional começou hoje (08), no Hotel Fiesta em Salvador. O evento tem a participação de delegados que representam a sociedade civil e o poder público dos 26 territórios de identidade da Bahia, que discutem o tema: Alimentação Adequada – Direito de Todos.


A mesa de abertura composta por integrantes do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional), autoridades do governo do estado, da prefeitura de Salvador, governo federal e povos tradicionais, estes foram representados por José Salvo, líder oriundo da comunidade (fundo de pasto) Alagadiço do Henrique, no município de Campo Formoso.


O líder foi aplaudido de pé, após fazer várias cobranças direcionadas ao governador Jaques Wagner, que também participava da composição da mesa. “Senhor govenador, nos seus cinco anos de mandato nós não tivemos nenhum título de terra reconhecido”, reclamou José Salvo que solicitou do governador uma maior atenção aos agricultores das comunidades tradicionais. Ele pediu também maior agilidade da CDA para a análise e liberação de títulos de terra.




O governador Jaques Wagner reconheceu o que explicitou o líder negro e disse que esse um problema grave, mas que não pode apenas ser dado um título de terra, pois existem vários processos que foram parar no Supremo Tribunal Federal e continuam em andamento. Ele explicou que já existe um grupo de trabalho dentro da PGE – Procuradoria Geral do Estado – para tentar resolver os problemas e ainda citou a sua luta – quando deputado – pela regularização fundiária de terras indígenas.


Jaques Wagner citou em sua fala a redução do número de pessoas que estão em situação de insegurança alimentar. De acordo com ele o número moradias com problemas graves de alimentação caiu de 50,23% para 41,20 %. Antes disso, Carlos Brasileiro – Secretário de Desenvolvimento Social – enfatizou a importância de discutir a segurança alimentar e parabenizou o governador pela conferência nacional que também será em Salvador.





Os debates continuam a tarde com a discussão nos grupos de trabalho.







1 comentários:

CACTUS disse...

Esta conferência estadual de SAN afirmou as prioridades e diretrizes da Bahia para ser apresentada na Nacional , no que diz respeito a ter uma Segurança Alimentar e Nutricional.

Postar um comentário