Have an account?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TIPNI faz defesa de uso do CVTT

Prefeito de Senhor do Bonfim e Secretário de Desenvolvimento Social participaram da negociação


Acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) Carlos Brasileiro e do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) Paulo Câmera o prefeito Paulo Machado teve audiência especial com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJB) a desembargadora Telma Britto para reverter a ordem recebida para devolver a casa onde atualmente funciona o Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT).


Na oportunidade foi argumentado o alto investimento realizado tanto pelo estado quanto pelo município, como também o fato de estarem abrigados no CVTT diversos projetos socioeconômicos do Território Piemonte Norte do Itapicuru (TPNI).


Para solucionar o impasse, o município comprometeu-se a alugar uma nova casa para servir de residência aos juízes, sendo o aluguel assumido pela Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, mantendo, portanto o CVTT no local atual.


Com informações extraídas de texto da ASCOM da Prefeitura de Senhor do Bonfim

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Municípios divulgam data de conferências de cultura

Carla Lidiane, Articuladora Territorial de Cultura divulgou nessa semana o calendário de conferências municipais de cultura do TIPNI. Veja a lista:


12/08 - Campo Formoso

18/08 - Jaguarari

24/08 - Andorinha

28/08 - Caldeirão Grande

30/08 - Ponto Novo

02/09 - Pindobaçu

06/09 - Filadelfia

13/09 - Antonio Gonçalves

15/09 - Sr. do Bonfim

CETEP pauta a consolidação do ensino técnico no TIPNI

Estiveram presentes representações da SC, PP e iniciativa privada


O Centro Territorial de Educação Profissional realizou nesta segunda (1º) um encontro para discutir as dificuldades dos cursos que hoje estão instalados na escola e a possibilidade de expansão para outros municípios.


O evento deveria contar com participação dos nove municípios do Território, porém só Jaguarari, Campo Formoso, Pindobaçu e Andorinha tiveram representação. Com isso a metodologia pensada para o evento teve de ser modificada.


A ideia inicial da direção do CETEP era fazer oficinas para avaliar a possibilidade de implantação de cursos nos municípios, sendo observadas as vocações de cada integrante desse território. A professora Solange Lígia – Diretora do CETEP – lamentou a ausência de representações de alguns municípios. Para ela é preciso consolidar os cursos já implantados e buscar novos cursos.


Principais problemas – Segundo a equipe o problema que mais afeta o Centro é a falta de professores em determinadas áreas técnicas. O curso de mineração, por exemplo, tem tido uma dificuldade enorme de conseguir professores (engenheiros/geólogos). Para solucionar esse problema o CETEP tem recorrido a alguns parceiros.


Parcerias – A diretora agradeceu a parceria da Ferbasa e do TIPNI. De acordo com ela muitas das conquistas advêm do apoio de pessoas e empresas. “A Ferbasa tem sido uma parceira muito importante assim como o Território, através de Yon, antes como articulador e agora como representante do Consórcio Público”.


Além de Yon Fontes – Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – o TIPNI esteve representado por Aguido Cardoso – 2º coordenador –, Marisa Barbosa 2ª secretária e Álvaro Luiz – Articulador Territorial.


Os representantes fizeram propostas parecidas, que caminham no sentido de formar um GTT (Grupo de Trabalho Territorial) para discutir os problemas do CETEP e planejar a implantação de novos cursos.


Hoje o CETEP está sediado em Jaguarari e tem extensões em Andorinha e Campo Formoso, com quatro cursos (administração, agropecuária, enfermagem e mineração) e outros municípios já demonstraram interesse em receber extensões.


Texto: Álvaro Luiz

Foto: Águido Cardoso

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Plenária de julho discute os rumos da apicultura para o TIPNI



Teresinha Braga fala sobre o plano de apicultura

O andamento do Plano Territorial de Apicultura foi um dos pontos da pauta da plenária ordinária realizada no dia 26, no CVTT em Senhor do Bonfim. A ideia era avaliar a aplicação do plano e tentar encaminhar ações para tentar solucionar problemas que têm ocorrido no território.


A plenária contou com participação de Teresinha Braga – Superintendência de Agricultura Familiar(SUAF)/SEAGRI. Para Teresinha é preciso que TIPNI melhore a organização dos apicultores para então buscar o entreposto do mel.


Concordando com Teresinha, boa parte da plenária acredita ser um equívoco o TIPNI buscar um entreposto de mel, sendo que a maioria dos municípios ainda não tem a casa do mel. De acordo com Teresinha “a produção local tem que ser fortalecida para então se pensar na produção territorial”. Ela aproveitou para alertar sobre o local de construção do entreposto: “precisa ser um entreposto de fato territorial. O lugar tem que ser estratégico”.


Como encaminhamento ficou determinado que a câmara de agropecuária deverá marcar uma reunião entre apicultores, Banco do Brasil e a EBDA.


Cultura – Carla Lidiane - Articuladora Territorial de Cultura, repassou os informes sobre a Conferência Territorial de Cultura, que está prevista para os dias 08 e 09 de outubro, no município de Andorinha.

Carla explica a metodologia da Conferência Territorial de Cultura

Plenária de agosto – A próxima plenária ordinária está prevista para o dia 30 de agosto, mas outras atividades estarão movimentando o TIPNI.