O andamento do Plano Territorial de Apicultura foi um dos pontos da pauta da plenária ordinária realizada no dia 26, no CVTT em Senhor do Bonfim. A ideia era avaliar a aplicação do plano e tentar encaminhar ações para tentar solucionar problemas que têm ocorrido no território.
A plenária contou com participação de Teresinha Braga – Superintendência de Agricultura Familiar(SUAF)/SEAGRI. Para Teresinha é preciso que TIPNI melhore a organização dos apicultores para então buscar o entreposto do mel.
Concordando com Teresinha, boa parte da plenária acredita ser um equívoco o TIPNI buscar um entreposto de mel, sendo que a maioria dos municípios ainda não tem a casa do mel. De acordo com Teresinha “a produção local tem que ser fortalecida para então se pensar na produção territorial”. Ela aproveitou para alertar sobre o local de construção do entreposto: “precisa ser um entreposto de fato territorial. O lugar tem que ser estratégico”.
Como encaminhamento ficou determinado que a câmara de agropecuária deverá marcar uma reunião entre apicultores, Banco do Brasil e a EBDA.
Cultura – Carla Lidiane - Articuladora Territorial de Cultura, repassou os informes sobre a Conferência Territorial de Cultura, que está prevista para os dias 08 e 09 de outubro, no município de Andorinha.
Carla explica a metodologia da Conferência Territorial de Cultura
Plenária de agosto – A próxima plenária ordinária está prevista para o dia 30 de agosto, mas outras atividades estarão movimentando o TIPNI.
0 comentários:
Postar um comentário